Engenharia de Diagnose

O que é Engenharia de Diagnose?

A Engenharia de Diagnose é ideal para CONSTRUTORAS e INCORPORADORAS, pois oferece a aplicação dos inúmeros conhecimentos da engenharia para a prevenção dos problemas (falhas, defeitos, anomalias ou vícios) de uma edificação, ou pelo outro lado, a busca de soluções para os problemas já existentes, isso é, aquelas anomalias observadas na edificação já em uso corrente.

São muitos os problemas que podem ser evitados em uma obra, mas, isso é principalmente obtido, quando se tem os projetos melhor detalhados, com estudo de compatibilidade entre eles, com projetos específicos, como de cobertura, impermeabilização, esquadrias, projeto com a estrutura ciente das tubulações de hidráulica e de elétrica, com auditoria dos processos de trabalho. Existem muitas vezes o não cumprimento do que está no projeto.

A partir de um simples estudo nos projetos, cerca de 40% de todos os defeitos de uma construção conseguem ser eliminados, pois foi realizado de forma antecipada, o estudo do que está sendo construído, e se avaliam as possibilidades de riscos e as melhores soluções para a questão que pode resultar em vício ou defeito.

Que vícios a Engenharia de Diagnose busca?

Engenharia de Diagnose demonstrada na planilha de anomalias técnicas, falhas de manutenção e problemas de uso mais comuns, conforme o sistema construtivo
Exemplo de Sistemas Construtivos e de Anomalias, Falhas e Problemas de Uso

Imagine que você vai construir um carro, é lógico que você vai buscar todos os projetos necessários para a sua concepção, desde fornecedores, ocasião de entrega dos produtos, a divisão de subconjuntos, o local físico de sua entrega.

Agora, quem já fez construção, sabe o que estamos falando, então chega o caminhão de carga de sacos de cimento, você não tem um lugar para o seu armazenamento, precisa decidir na hora, em que local este produto vai ser colocado. E por vezes, existe umidade no piso, ou falta uma base de madeira para estes sacos serem depositados.

Isso é um exemplo banal, mas muito recorrente, de o que se passa em uma obra de construção. Veja o preço de um carro, e avalie o preço de um prédio. Estamos muito negligentes com os processos de construção de um prédio.

É preciso demandar mais tempo nos projetos, é preciso melhor planejamento. É preciso difundir procedimentos de trabalho de maior eficiência.

Existem algumas conceitos a respeito dos projetos LEED ou AQUA (como exemplos), e que podem ser adotados em uma construção, sem muito esforça, mas com o conhecimento que precisa ser aplicado ainda no projeto e na implantação da obra.

Engenharia de Diagnose aplicada na qualidade de uma edificação para oferecer desempenho e durabilidade do produto final
Melhor Garantia como Resultados de Desempenho e Durabilidade

Estes projetos que são concebidos com maiores detalhes, oferecem uma melhor qualidade final, com redução de falhas, vícios, cobranças de garantias, porque foi investido tempo em soluções técnicas de modo antecipado, não exigindo ao engenheiro da obra a necessidade em descobrir formas de execução de forma urgente.

A construtora costuma apertar o momento de entrega de um imóvel, e quando. ela faz isso, pode gerar um aumento de trabalho para a equipe de assistência técnica. Com isso, o custo que seria de construção, passa a ser o custo de “garantia de fábrica”.

A Engenharia de Diagnose é economia certa, com o melhor investimento possível na prevenção de falhas para uma obra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *